top of page

Blog

  • Foto do escritorColégio de S. Tomás

Nesta aula, como em todas as de matemática, os alunos foram desafiados a explicarem aos seus colegas os seus raciocínios.


O Miguel agarrou esse desafio: para isso recorreu à linguagem matemática e a objetos concretos para explicar o enunciado do problema. A explicação que dá tanto oralmente, como por escrito são de tal forma acessíveis que toda a turma compreendeu o enunciado, o que, para alunos destas idades (9/10 anos), é algo que exige uma grande capacidade de abstração.


Professora Mónica Bastos



  • Foto do escritorColégio de S. Tomás

Participar no Open Day do Colégio de S. Tomás Sete Rios no dia 29 de janeiro foi uma experiência fabulosa! Cá em casa acordámos com uma energia especial. Sabíamos que nos esperava uma manhã de emoções e estávamos especialmente felizes por celebrar o trabalho da Nocas e a beleza de todos os trabalhos expostos no Colégio. A alegria da Nocas a entrar no colégio, a mostrar-nos o caminho, a ajudar-nos a identificar os seus trabalhos foi um ponto alto desta experiência. Mas fomos mais além neste interesse de celebrar o trabalho no colégio: vimos as exposições nas salas e o magnifico trabalho de professoras que ajudam os seus alunos a realizar obras fantásticas: os desenhos à vista (retive os desenhos de peixes verdadeiros!), as composições sobre profissões numa sala linda com referência às profissões do passado e acima de tudo o cantinho da catequese onde tivemos o luxo de ter uma visita guiada pela Luísa que nos inspirou e iluminou o dia. Parabéns CST, bonito e profundo o trabalho que se faz aqui!

Alexandra Monteiro



Vamos para o colégio, pai?” e foi desta forma que começou o nosso Open Day! Seria uma frase igual a tantas outras, repetida todas as manhãs, se não fosse um dia diferente. Um dia em que terminam as ansiedades e as esperas, o dia em que não são os pais a levarem os filhos “até” ao colégio, mas sim os filhos que nos levam, “para“ o colégio. Assim fomos ver os “trabalhos”, com os miúdos sem farda mas cheios de alegria. E claro, não foram apenas trabalhos que encontramos. O Open Day é a exposição plena do percurso escolar dos nossos filhos, materializada em desenhos, pinturas, colagens, modelos, esculturas, textos, filmagens, músicas e todas as vertentes artísticas e técnicas, possíveis de imaginar. Até robôs programados!

Não é o nosso primeiro Open Day, mas não deixa de surpreender. Surpreende, claro que pelo desempenho dos trabalhos que os nossos filhos tão orgulhosamente ostentam, mas surpreende ainda mais como experiência imersiva que na realidade é! Experiência imersiva e total, nas pinturas de grande escala que nos transportam para o interior da arca de Noé, nas cores e ritmos do mestre Gaudí, no catecismo explanado em arte de todo o género, na criatividade implícita numa multiplicidade de técnicas e disciplinas, mas principalmente porque toda a experiência, denota planeamento, programação e dedicação de quem diariamente ensina, educa e cuidada dos nossos filhos.

É um dia especial, em que os nossos filhos voltam a casa sem farda, mas a transbordar de alegria. Jorge de Mendonça Carrão










  • Foto do escritorColégio de S. Tomás



Mais São Tomás
bottom of page